quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Atividades sobre o Corpo Humano

A criança desenvolve-se por um processo que abrange o seu corpo, a genética da espécie humana e os contextos nos quais ela viverá. Esse processo inicia-se com a família, com a cultura de seu país, com os espaços que irá freqüentar desde seu nascimento.
A descoberta da imagem corporal é indispensável para o conhecimento de si e do outro, possibilita o desenvolvimento da autonomia e respeito mútuo. A "imagem do corpo não está pré-formada. É através das relações mútuas do organismo e do meio que a imagem do corpo organiza-se como núcleo central da personalidade. A atividade motora e sensório-motora (explora e maneja o meio) é essencial na sua evolução." (O desenvolvimento psicomotor do nascimento aos 6 anos (Le Boulch. 1986, pág. 15).Reconhecendo o próprio corpo, a criança passa a ter consciência dos seus próprios limites, bem como da relação com o outro, além de contribuir para a construção da identidade, "e ajudar sua afetividade a expandir-se e a equilibrar-se através do intercâmbio com o ambiente humano." (O desenvolvimento psicomotor do nascimento aos 6 anos - Le Boulch - pág. 13).Neste sentido, consideramos importante trabalhar a questão do corpo com a criança na faixa dos dois anos, uma vez que ela está se descobrindo enquanto ser humano, descobrindo o outro e o espaço em que vive e convive. Desta forma, toda estimulação no desenvolvimento motor da criança deve visar o respeito e a valorização de si e do outro, através da exploração gráfica, plástica, sensorial, sonora, corporal.Segundo ainda Le Boulch, "primeiro a criança vivencia seu corpo como uma unidade através da relação simbiótica que o une a sua mãe. Junto ao reconhecimento da ‘imagem materna’ descobre que a satisfação de suas necessidades passa pela apropriação de um objeto exterior a ele. Depois, através das experiências relacionais faz a descoberta das diversidades do meio. O processo de identificação lhe permite sentir no corpo as atitudes dos outros. Depois da experiência tônico-emocional frente as pessoas, vai desenvolver a experiência motora intencional frente ao objeto. A criança vai conquistar sua unidade através da experiência vivenciada com o corpo eficazmente." (O desenvolvimento psicomotor do nascimento aos 6 anos - Le Boulch - Pág. 70).
Algumas sugestões para ser trabalho o corpo humano, vamos montar?

Jogos com materiais Recicláveis

Relembrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio. Algumas ideias de jogos feitos com materias recicláveis: >> Boliche >> Domino gigante

SUGESTÃO DE OFICINA DE INTEGRAÇÃO ENTRE TURMAS

OFICINAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS TURMAS: Esta é uma atividade muito divertida, pois é um momento voltado para a integração entre turmas e também podendo acontecer entre outras faixas etárias. Segue algumas idéias de oficinas que você pode oferecer na sua turma de Jardim 1. Naõ esqueçam que são somente sugestões e idéias, podem adaptalas a outras turmas também. Façam é o maior barato!!!

1. OFICINA DE MÁSCARAS: Esta oficina é super legal, você pode confeccionar as máscaras, que podem ser tanto de E.V.A como de bandagens de gesso. Como fazer a máscara de gesso: Vamos começar com a mascara de gesso, você vai precisar: * gaze engessada * tubo de vaselina branca * algodão * tesoura * bacia com água morna * lixa fina Aplique uma camada de vaselina sobre a superficie a ser copiada (rosto ou de pessoa ou de um manequim) Corte a gaze em tiras e quadrados, molhe escorra e vá cobrindo parte do rosto, tomando cuidado de cobrir os olhos com algodão. Aplique uniformemente 3 a 4 camadas de gaze. O gesso vai secando com alguma rapidez, a medida que isso aconte vá alindo com os dedos para que tenha uma textura mais lisa, se necessario umideça os dedos. Deixe a mascara secar sobre o rosto por algum tempo, retire-a com cudado, e antes que enduraça apare as rebarbas e faça os furos para o elastico, pois se fizer isto depois ela pode rachar. Arremate as laterais com uma tira de gaze umida para dar acabamento. * Após secar lixe com cuidado. Você pode tamém fazer um acabamento com massa plástica automotiva, biscuit ou papel machê. Agora é usar a criatividade, enfeitar com plumas, lantejoulas, fitas, ou modelar aderesos e feições com papel mache ou porcelanafria. A pintura também é importante faça primeiro um esboço desenhe e pinte em um papel como imagina sua mascara.

2. OFICINA DE CHAPÉU MALUCO: pegue chapeuzinhos de aniversário de para os alunos enfeitarem com diversos materiais (pedras, E.V.A, canudinhos, cola colorida, gliter, etc...), efim utilize tada a sua criativiade e estimule a dos seus alunos também.
3. PINTURA NA PAREDE: Utilize uma parede de sua escola para expor a criatividade de seus pimpolhos.
4. CABELO MALUCO: Faça penteados muito loucos na cabeça de seus alunos. Sugestões de materiais: Flores artificiais, spray colorido, amarre pedaços de boá, faça vários rabinhos na cabeça, etc... Esbanje sua criatividade....

Estas são somente algumas das oficinas, se liguem na próxima postagem!!!!

Atividades sobre Higiene Bucal

As guloseimas atraem os pequenos e tiram o sossego dos pais, pois quando consumidas em excesso e sem uma higienização correta da boca podem causar problemas na dentição, como as cáries e inflamações nas gengivas. Ensinar às crianças a importância de fazer uma boa escovação e manter hábitos de higiene é a garantia de um belo sorriso por toda a vida. Observar o dia a dia dos pequenos e procurar discipliná-los é a saída para ter uma boca saudável. Uma boa saúde bucal pode ser alcançada com atitudes preventivas como: ter uma alimentação equilibrada; higienizar corretamente a boca, limpando dentes, língua, gengivas e bochechas; e utilizar frequentemente o fio dental, após qualquer alimentação.

A seguir algumas propostas de atividades para ajudar os pequenos a adquirirem estes habitos: Vamos colorir o Dentinho e o seu amiguinho? Que tal fazermos bolinhas de papel crepon e colarmos no amiguinho? Tecnicas para uma boa escovação. E não podemos esquecer do fio Dental, o uso é muito importante.

Atividades sobre os Habitos Alimentares Saudáveis na escola

A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis aprendidas pelo filho também dentro de casa. A alimentação na escola é de suma importância, pois garante à criança energia para o próximo período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória.
Uma história infantil bem legal para ser trabalhado estes hábitos de alimentação saudavel é o SANDUICHE DA MARICOTA, conforme vamos contando a história vamos montando junto com as crianças os seus sanduiches.
O Sanduíche da Maricota A galinha Maricota preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo.Mas quando ia comer, a campainha tocou.Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:- Vixe! Falta aí um capim.Aí chegou o Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:- Falta a sardinha.João, o cão, veio com o seu jeito de bom moço.E educado, sugeriu:- Coloquem nele um bom osso.Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel.Olhou o esquisito recheio:-Melhora se puser mel.Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido o macaco:- Claro que falta banana!-Banana? Sardinha? Mel?Era o rato Aleixo.-Milho? Osso? Capim? Argh!!!- Vocês esqueceram o queijo!A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou bem para a Maricota e falou:- Falta galinha!Maricota ficou brava:- Fora daqui minha gente!Jogou fora o sanduíche e começou novamente; Pão, milho, quirera e ovo. Como era pra ter sido._ Quem quiser que faça o seu com recheio preferido.
Outras atividades sobre o Sanduiche da Maricota:
Para estimular a atenção das crianças sobre o que elas aprenderam com a História da Maricota, vamos fazer uma atividade ligando os recheios preferidos de cada personagem da história.
Em outra atividade vamos desenhar os alimentos que não gostamos de comer.

IDÉIAS E SUGESTÕES PARA REUNIÃO DE PAIS

Esta sugestão vai ajudar você Educador a fazer uma melhor reunião para os Pais. Então segue abaixo algumas sugestões para facilitar sua vida:

Sugestão de Pauta para Reunião de Pais, Mensagens: Algumas atividades para serem realizadas com os responsáveis durante a reunião: Sugestões de lembrancinhas . PAUTA PARA REUNIÃO DE PAIS Cuidados com a higiene pessoal; Piolhos; Agenda (lembra-lós da importancia de trazer a agenda); Tarefas de casa; Limites; OBS: é muito legal dar a pauta nas reuniões, pois assim todos ficam bem informados, e se por algum acaso alguem chegar atrasado não ficará por fora de nenhum assunto tratado.

MENSAGEM AOS PAIS: Um novo ano começa Um ano cheio de dúvidas E, ao mesmo tempo, cheio de esperanças. Mas nesse ano, há um dia especial pra mim. Posso ir muito contente. Mas se por acaso eu chorar, quando à escola entrar, não fique com pena de mim. É que vou ficar longe de você... Mas lá vou encontrar segurança, dedicação, atenção, e principalmente, amor. Não se preocupe com lápis, borracha e caderno... Eu só os usarei depois de muito brincar, recortar, colar, desenhar, pintar... Pergunte o que fiz na escola e não jogue fora os meus trabalhinhos, eles são muito importantes para mim! Tudo isso fará de mim uma CRIANÇA FELIZ!

Pedido de uma criança a seus pais Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim, isto faz com que me sinta mais seguro. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que quero. Só estou experimentando vocês. Não deixem que eu adquira maus hábitos. Não me protejam das conseqüências de meus erros. Não levem muito a sério minhas pequenas dores, necessito delas para obter a atenção que desejo. Não sejam irritantes ao me corrigirem, se assim fizerem poderei fazer o contrário que me pedem. Não me façam promessas que não podem cumprir depois, lembrem-se que isso me fará profundamente desapontado. Não ponham a prova minha honestidade, sou facilmente tentado a dizer mentiras. Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo, isto me afastará dele. Não desconversem quando faço perguntas, senão, eu procurarei nas ruas as respostas que não obtive em casa. Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis, ficarei extremamente chocado quando descobrir algum erro de vocês. Não digam que meus temores são bobos, mas sim, ajudem-me a compreendê-los. Não digam que não conseguem me controlar, eu julgarei que sou mais forte que vocês. Não me tratem como uma pessoa sem personalidade, lembrem-se que tenho meu próprio modo de ser. Não vivam me apontando os defeitos das pessoas que me cercam, isto criará em mim um espírito intolerante. Não se esqueçam que gosto de experimentar as coisas por mim mesmo, não queiram me ensinar tudo. Não desistam de ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro verão em mim o fruto que plantaram. Carlos Alberto de Azevedo Pediatra.

Sugestão de ativiade dirigida aos Pais: Dinâmica com os pais: Pintura Surpresa Desenvolvimento: Cada um irá fazer sua pintura Surpresa, e escreverá num papel o que forma está vendo, o que acha que parece. Depois trocarão com alguém e este deverá dizer o que parece para ele. Conclusão: Os pais chegarão à conclusão que cada um tem uma visão diferente de mundo, assim como as crianças, que aprendem do seu jeito, vêem as coisas de uma maneira própria, e assim como na vida, direcionam seu olhar de acordo como foram vistas, amadas, incentivadas. Cada um aprende de um jeito diferente, num ritmo diferente…

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MATEMÁTICA na Educação Infantil

Os alunos da Educação Infantil, na sua grande maioria estão no nível da visualização, no qual as crianças precisam ter as primeiras imagens e as primeiras percepções das formas, o que pode em parte ser trabalhado através dos blocos. Além disso, o trabalho com figuras geométricas em atividades que exigem da criança a manipulação, construção e representação de objetos estruturados, auxilia o desenvolvimento de habilidades de discriminação e memória visual, forma, tamanho, seqüência e simbolização. As atividades com esse material permitem à criança avançar do reconhecimento das formas para a percepção de suas propriedades, ou seja, caminhar do nível da visualização para o da análise. Este trabalho também auxilia os alunos a classificarem formas, ou seja, juntá-las por semelhanças ou separá-las por diferenças. A classificação é uma estrutura lógica que no caso da geometria está relacionada a formação das noções do que são as figuras geométricas e de suas propriedades.

Sugestões de atividades

Estas sugestões de atividades, servem tanto para as crianças expressarem seu talento e criatividade como para vermos a quantas andam sua motricidade fina, sua percepção espacial e cordenação motora.